sexta-feira, 18 de março de 2011

Bed & Breakfast

Quando eu fui à Irlanda fui apresentada a um novo conceito de alojamento, que se repetiu quando fui à Escócia, chamado Bed & Breakfast. Não conhecia até fazer a primeira viagem mas confesso que me tornei fã. Basicamente consiste em ficarmos alojados em casas particulares onde apenas nos dão dormida e pequeno-almoço. Normalmente são casais reformados, cujos filhos já saíram de casa e que transformam as suas casas fazendo obras nos quartos para os dotar de casa de banho privativa, e alugam por uma ou duas noites a viajantes. Podem pensar que é perigoso, mas depois de experimentarem acho que dá para perceber que é muito normal lá. Existem uns organismos que regulam este tipo de alojamentos, devemos optar por escolher casas que tenham o símbolo do organismo (na Irlanda é o trevo e na Escócia a flor típica), é uma garantia de que tem as condições necessárias e que são legais. Acredito que é a melhor maneira de conhecer estes países, alugar um carro (muita concentração para conduzir no lado contrário) e ir passando pelas aldeias e encostar quando virem os símbolos para perguntar se têm vagas e preços. Os preços são baixos e as condições são boas, com o extra que acabamos por conhecer pessoas dos locais e até locais a visitar e histórias da terra.
 Estas fotos são de uma dessas casas onde fiquei na Escócia. Em todos os que fiquei nunca tive razão de queixa, e foram bastantes porque percorri muitos quilómetros, raramente ficava duas noites na mesma região, sempre muitos prestáveis e atenciosos, e os pequenos almoços maravilhosos.
Aconselho vivamente, adorei!

4 comentários:

  1. sempre bom ter a opinião de quem já experimentou!
    obg por partilhares! ;)

    ResponderEliminar
  2. ora aqui está algo de que eu sou muito desconfiada!! ...sem motivos, é certo, ainda assim. mas é uma óptima forma de conhecer melhor os sítios e de uma forma bem mais económica, claramente.
    O mais semelhante a isto que já experimentei foi o conceito de hostel. Não desgostei, mas senti um pouco falta de privacidade.

    ResponderEliminar
  3. Um dia tens que contar mais pormenores dessas viagens. Fazer a Escócia de carro é um dos meus sonhos!
    Beijocas

    ResponderEliminar